LOJA KORRER utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Histórias Lindas

Maria Zeferina Baldaia

08 de fevereiro de 2021

Banner Maria Zeferina Baldaia

Maria Zeferina Baldaia, é mineira, nascida em 1972. Sua família se muda para Sertãozinho - São Paulo, para trabalhar na lavoura de cana-de-açúcar. Trabalhou desde os 12 anos. Foi babá, empregada doméstica, gari e trabalhadora no canavial. Neste cenário de extrema pobreza, a corrida entrou em sua vida, numa prova de gincana, na escola perto de sua casa. Descalça, de calça jeans, Maria venceu a prova. Até os 18 anos, trabalhava na lavoura de cana durante o dia e treinava a noite, descalça, nas estradas de chão batido, entre os canaviais. Torna-se mãe solo aos 18 anos e pensa em desistir de correr. Um de seus sonhos era vencer a São Silvestre, inspirada em sua ídola, a corredora Rosa Mota. Em 2000 venceu a Maratona Ecológica de Curitiba e só então, passou a receber patrocínio. Em 2001 teve duas lindas conquistas. Maria Zeferina venceu a Volta Internacional da Pampulha, mesmo tendo perdido o irmão dias antes da prova. E venceu a São Silvestre, sendo a 3°brasileira a romper a hegemonia internacional. Com o dinheiro que ela ganhou nas provas ela conseguiu pagar o caixão do irmão falecido, e comprar seu apartamento. Em 2008, venceu a Meia Maratona do Rio de Janeiro e a Maratona Internacional de São Paulo. Hoje ela mora numa casa, na mesma rua que trabalha: o Centro de Treinamento Maria Zeferina Baldaia. Terminou os estudos, se formou em Educação Física e dá treinamento para diversas faixas etárias no centro que leva seu nome. Seu sonho é formar jovens para que possam representar o país em mundiais e até olimpíadas. Como ela mesma diz: "É difícil. Mas, você deve ter persistência. Não desista! Siga em frente até você conseguir!" Gratidão, Maria Zeferina, por nos ensinar, que como toda Maria, você tem uma força que nos alenta e nos inspira.

Obrigada, @mariazeferina_baldaia , por nos mostrar que é preciso ter fé na vida e que nas adversidades nascem campeões, nas pistas e na vida. Boas, felizes, lindas e respeitosas corridas!

Você Também Deve Gostar
CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS!