LOJA KORRER utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.
Indaial
O Vale do Handebol foi iniciado em meados de 2007 com a criação da Associação Vale do Handebol e durou até 2014. Teve como idealizador o professor Ivan Maziero (Macarrão) e a gestora e mantenedora Lojas Hardt, especialmente através da figura de Dênis Hardt, apaixonado por handebol e esportes em geral. Na época, Macarrão jogava profissionalmente pela equipe da Metodista, de São Bernardo do Campo, e vinha à região uma vez por mês para monitorar o Vale do Handebol.
Anteriormente ao surgimento do projeto, Macarrão já havia residido em Indaial, entre os anos de 1990 e 1995, onde possuía vínculos familiares e desenvolvia um trabalho na área do esporte. Durante o período em que esteve ativo, o Vale do Handebol atraiu a atenção de sete municípios da região, que acabaram implantando o projeto. Somente em Indaial eram 450 crianças inscritas, atendidas por seis professores.
O atual diretor-executivo da Fundação Municipal de Esportes de Indaial, Márcio Selhorst, que já havia dirigido a Fundação de 2001 a 2008, durante o auge do projeto, procurou novamente os responsáveis pelo projeto no início dessa nova gestão frente à FME no intuito de retomar a parceria, coincidindo com a mudança de Macarrão para a região, onde voltou a residir.
Dênis Hardt também foi contatado para participar novamente do projeto, confirmando a parceria se Ivann Maziero assumisse o comando. Acertados todos os detalhes acerca do retorno do Vale do Handebol, Macarrão foi contratado pela FME e tem o apoio da Lojas Hardt.
Durante o mês de fevereiro, através de visitas a todas as escolas municipais e estaduais de Indaial, foi realizado estudo no sentido de conhecer os espaços esportivos disponíveis; mapear a área escolar e verificar o material esportivo disponível em cada uma das escolas, a situação do contraturno escolar e o interesse das escolas em contar com algum tipo de modalidade esportiva.
Assim, com a retomada em 2017, quatrocentas crianças, de aproximadamente 20 educandários, já foram inscritas, com atendimento de três professores. A prioridade é Indaial, mas os municípios de Benedito Novo e Timbó, através dos presidentes das Fundações de Esporte, manifestaram interesse em participar do projeto.
O projeto em Indaial abrange crianças e adolescentes de sete a 15 anos, divididos em três grupos: sete a 10 anos, 10 a 12 anos e 12 a 15 anos. No segundo semestre deverão ser criados grupos de treinamento para jovens com idade entre 16 e 18 anos, com o objetivo de resgatar adolescentes que faziam parte do projeto anteriormente. As aulas gratuitas são nas próprias escolas, uma vez por semana, em horários diversificados em cada polo, com exceção do Colégio Municipal e da Escola Prefeito Germano Brandes Jr. devido ao grande número de crianças participantes.
A Fundação Municipal de Esportes cumpre seu papel social e de incentivar o esporte ao disponibilizar espaço físico, professores e parte do material esportivo. Interessados devem procurar informações na sua própria escola ou na FME (rua Leoberto Leal, 155, Tapajós).
Dênis Hardt pontua que “a intenção é agregar e contribuir para o crescimento do esporte em geral. O minihand é uma ótima forma de iniciação esportiva, pois desenvolve o interesse dos participantes pelo esporte e habilidades para que mais tarde o adolescente pratique outras modalidades como voleibol, basquetebol, atletismo, ginástica e futebol. Além de proporcionar saúde e bem-estar, trabalha valores como integração, respeito, disciplina, cooperação e liderança”.
Dênis ainda complementa: “Sabemos que a maior função social de uma empresa é a geração de empregos e o pagamento de impostos, e nos orgulhamos de contribuir muito para a cidade nesse sentido. O momento é de crise econômica para todos no país, mas não poderíamos deixar de retomar um projeto que atende com tanto carinho e dedicação várias crianças”.
Sobre Ivan Maziero (Macarrão)
Ivan Maziero é referência nacional como atleta e técnico de handebol, formado em Educação Física e pós-graduado em Handebol. Foi professor universitário na disciplina de Handebol por mais de 10 anos, na Universidade Metodista de São Paulo, atleta de Handebol e técnico da Seleção Brasileira categoria Juvenil desde 2011. Participou de três olimpíadas (Barcelona, Atlanta e Atenas), cinco mundiais e dos Jogos Pan-americanos de 1995. Sagrou-se campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina em 2007, defendendo Joaçaba. Sobre Ivan Maziero (Macarrão) Ivan Maziero é referência nacional como atleta e técnico de handebol, formado em Educação Física e pós-graduado em Handebol. Foi professor universitário na disciplina de Handebol por mais de 10 anos, na Universidade Metodista de São Paulo, atleta de Handebol e técnico da Seleção Brasileira categoria Juvenil desde 2011. Participou de três olimpíadas (Barcelona, Atlanta e Atenas), cinco mundiais e dos Jogos Pan-americanos de 1995. Sagrou-se campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina em 2007, defendendo Joaçaba.
Programa Semente intensifica formação de atletas participantes do Projeto Vale do Handebol
A ação contou com a participação da nutricionista Cláudia Venturi, que palestrou sobre a importância da hidratação e de uma boa alimentação, rica em nutrientes e carboidratos, com tópicos sobre horários e alimentos ideais, dependendo do biotipo de cada atleta. Já o fisioterapeuta Tiago da Veiga Fuchs falou de temas relacionados ao acompanhamento do crescimento dos atletas, correção postural e todo o conhecimento sobre seus corpos para que eles entendam como funciona a fisioterapia dentro do esporte. Também foi trabalhada a parte técnica e tática pelo professor Ivan Maziero e demais professores que atuam no Vale do Handebol com exibição de um vídeo, exercícios em quadra e atividades na piscina municipal. De acordo com Ivan, a ação no sábado é um projeto-piloto. “Num primeiro momento foram escolhidos em torno de 30 jovens das categorias Cadete e Infantil do Projeto Vale do Handebol que já estão em treinamento para competições no sentido de ajudar na prevenção de futuros problemas que esses atletas possam ter”, explica. Ainda conforme o professor, posteriormente deverá ser incorporada a participação de um psicólogo. “A ideia também é estender esse tipo de trabalho às demais modalidades e procurar envolver todos os integrantes do Programa Bolsa-Técnico para que absorvam a importância desse tipo de trabalho, além de aumentar o leque de parceiros, como, por exemplo, trazer as secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde para promovermos cada vez mais melhorias no esporte”, conta.
"No mês de aniversário da Cidade, Indaial e as Famílias Indaialenses têm algo muito especial a comemorar:
Os Trabalhos do Vale do Handebol estão voltando a Indaial graças a união de bons interesses e intenções da FME e Prefeitura Indaialense, das Lojas Hardt, e de um dos ícones do Handebol Brasileiro : Ivan Mazieiro - o Macarrão!
Macarrão, que é um dos idealizadores da Ação iniciada em 2007 e agora coordenará tecnicamente os trabalhos, foi atleta de 3 Olimpíadas com diversos Títulos Nacionais e Estaduais; e como Técnico com passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira.
Junto à Coordenação contamos com o Atleta e excelente Profissional da Área Vanderlei Waterstradt, o Vando.
Na foto Macarrão e Denis Hardt recebendo das mãos do competente Milton Bergamaschi os exemplares do Livro de sua autoria "Teoria e Prática do Mini Handebol".
Milton foi com sucesso o Coordenador Técnico do Vale do Handebol na fase inicial da Ação; e hoje dirige com sua esposa Juliete a Fitpro em Indaial.
Os livros, 10 adquiridos pelas Lojas Hardt, serão destinados às Fundações Municipais de Esportes onde o Vale do Handebol já foi parceiro. Em especial à FME de Indaial, onde o Vale está reiniciando seus Trabalhos
Parabéns Marcio Selhorst - Presidente da FME, e Prefeito André Moser pela disposição de fazer o melhor pelo Esporte e Educação de nossas Crianças e Adolescentes.
Nós somos Parceiros na busca pelo melhor para o Município!"
- Vale do Handebol