LOJA KORRER utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em Histórias Lindas

Josia Thugwane

05 de março de 2021

Banner Josia Thugwane

Josia Thugwane é sul-africano e viveu em seu país durante a luta pelo apartheid. Vem de uma família muito pobre. Foi abandonado pelo pai e depois pela mãe. Ficou sob os cuidados da avó e do tio.

Não tinha acesso a água, a luz elétrica e a escola. Cresceu trabalhando para sobreviver, primeiro na lavoura depois em mina de carvão. Em torno dos 16 anos, um grupo de corredores passou correndo por ele enquanto estava em seu horário de pausa. Ali nascia uma paixão. A corrida lhe parecia a liberdade tão desejada em seu país e em sua própria existência.

Dedicou-se aos treinos, mudou de emprego para garantir saúde a seus pulmões longe das minas. 5 meses antes da prova que mudou sua vida, Josia foi vítima de um assalto e foi baleado no rosto. Com garra, dedicação e auxílio de amigos, ele conseguiu recuperar-se a tempo. Em 14/08/1996, em Atlanta, Josia Thugwane entrou para a história de seus país: ele foi o primeiro sul-africano a vencer uma maratona olímpica.

Com o número 2122 ele entra no estádio de Atlanta ovacionado pelo público. Com o tempo de 2:12:36 ele venceu a prova numa disputa acirrada até a linha de chegada. Ao subir no lugar mais alto do pódio ele dedicou sua vitória a Mandela "Seus esforços para acabar com o apartheid nos tornaram livres. Livres para correr". A partir dali, a corrida lhe proporcionou aquilo que ele não tinha até então: uma moradia digna para sua família.

Como ele mesmo diz, "não preciso de muito' mas sou grato pelo que conquistei". Gratidão, Josia Thugwane, por nos mostrar que mesmo diante do nada é possível ir além. Obrigada por nos ensinar que a corrida transforma a vida das pessoas e que abandono não significa abandonar sonhos. Obrigada por tudo o que representas para o esporte e para o teu país.

Obrigada por nos ensinar que correr é libertar-se!

Que a corrida sempre nos lembre de que podemos transformar o mundo num lugar melhor, ontem, hoje e sempre!

Boas, felizes, lindas e respeitosas, corridas!

Por @anapaulamflores

#LojaKorrer
#HardtDesde1921
#LibertadoresDaKorrer
#VidasNegrasSãoLindas
#MulheresQueCorremSãoLindas
#LindaNaturezaPreservada
#AnimaisPrecisamDeAmor
#CorrerComRespeitoÉLindo
#AmarAoPróximoÉLindo
#AutistasSãoLindos

Você Também Deve Gostar
CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS!